Dom Ângelo Roncalli Battaglia.

21/08/2021 Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Biografia: 

Sacerdócio

Foi ordenado sacerdote no dia 07 de maio, na Igreja de Santo Antônio de Guaratinguetá.

Iniciou seu exercício sacerdotal como secretario para Comissão de Legislação Canônica. Fez mestrado em Ciências Bíblicas, no Pontifício Instituto Gilmar Costa, em Roma. De volta ao Brasil, foi professor no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas do Seminário São José, em Aparecida, intercalando a função de assessor da Pastoral da Juventude na Arquidiocese e pároco da Igreja de São João Paulo II.

Episcopado

Assumiu o cargo de Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para as Vocações. No dia 29 de agosto de 2020, o Papa João Paulo VII o nomeou bispo titular de Acriana Menor e auxiliar na Arquidiocese de São Paulo. Foi ordenado bispo na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo, dezenas de paróquias representadas por muitas caravanas, estiveram presentes, bem como autoridades. Estiveram presentes o governador do estado Bruno Bortoluzzo e a Madre Suzana Battaglia, representantes diocesanos de todo o Brasil e mundo à fora; a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, o Cardeal Dom Caio Medeiros e assistida por Dom Vito Alberti Lavezzo, Dom Raul Gabriel, Dom Carlo Ventresca, Dom João Frazen, Dom Idalécio Maria Dom Gianfranco Ravassi, Dom Vinicius Collins, Dom José Wesley, Dom Hery Cardoso, Dom Marcos Nunes, Dom Jorge Snaif, Dom Apolônio d'Pietro e o próprio Papa João Paulo VII.

Durante seu episcopado em Aparecida, dom Ângelo participou do Concílio de Jerusalém promovido nos pontificados de João Paulo VII e Bento V, sendo sendo eleito padre conciliar e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para as Vocações. A emeritação dos trabalhos pastorais do Bispo Roncalli, aconteceu após o descobrimento do câncer, a primeira manifestação da enfermidade se deu na próstata. Em seguida, no intestino grosso e, por fim, no fígado e no pulmão. Hoje o bispo vive uma vida enclausurada no Hospital de Nossa Senhora do Carmo, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza.

Comentários